Agentes Rurais realizam controlos de densidade de javalis na Catalunha



A praga de javalis que assola grande parte da Catalunha, especialmente a região de Girona, levou a que os Agentes Rurais daquela zona realizassem operações noturnas de controlo de densidade a bordo de veículos 4×4, munidos de lanternas e carabinas, com o objetivo de abater o maior numero possível de animais, sendo depois os animais recolhidos por uma empresa de processamento de carne de caça.

Em apenas três operações noturnas, eles conseguiram matar 137 porcos numa área de cerca de 400 hectares perto Cruïlles (Baix Empordà). O número sobe para 353 porcos considerando as 12 operações noturnas realizadas até agora.

O trabalho dos Agentes Rurais visa atenuar a “situação dramática” que os javalis estão a provocar na agricultura, de acordo com os agricultores.

Toda a província de Girona, exceto Ripollés, está em situação de emergência cinegética, com uma densidade de 14 a 18 javalis por quilómetro quadrado, recorde-se que as densidades de javali são normalmente na ordem dos 10 animais por 100 hectares.

Os agricultores solicitaram a ajuda do Departamento da Agricultura e estão a agir em colaboração com as zonas de caça e agentes rurais, sendo que já foram abertos cerca de 200 casos por danos às culturas. Os lesados estimam perdas a rondar os 40.000 euros só nesta área.

Para Ignasi de Dalmases, o chefe dos agentes rurais em Girona, uma boa opção seria os caçadores juntarem-se aos agentes rurais nos controlos noturnos, porque, “a pesar que no es tan divertido como la caza deportiva, permite abatir a muchos animales” (apesar de não ser tão divertido como a caça desportiva, permite abater muitos animais). Em qualquer caso, estas operações devem estar sob a supervisão de agentes autorizados e do Departamento da Agricultura. Em algumas localidades, como Angles, Sant Gregori, Canet d’Adri ou Llémena Vall, estas acções foram realizadas em conjunto e os resultados foram satisfatórios.

O diretor dos serviços territoriais da Agricultura, Vicenç Estañol, indica que “las causas de la alarmante progresión de la población de jabalí son la abundancia de comida en zonas forestales y cultivos, el buen clima y que no tiene depredadores” (as causas do aumento dramático da população do javali são a abundância de de comida nas zonas florestais e de cultivo, o bom clima e a ausência de predadores).

Em 2014 caçaram-se 12.000 javalis em Girona, mas a expansão da espécie continua. De Dalmases também afirma que este aumento se deve ao cruzamento dos javalis com com porcos vietnamitas abandonados pelos seus proprietários nas áreas de Santa Cristina d’Aro e Llagostera.

Para o chefe dos Agentes Rurais a única solução é caçar e caçar, fazer incursões e usar todas os métodos autorizados pela administração para eliminar o excesso de população até o numero de exemplares estar normalizado.

 



Gostou deste Post?
Criação de Blogues e Sites em Wordpress | MisterWP