Caçadores europeus aderem à plataforma europeia para ajudar na resolução dos conflitos sobre os grandes carnívoros



Após dois anos de trabalho preparatório da plataforma sobre a coexistência entre as pessoas e os grandes carnívoros, promovido pela Comissão Europeia, foi assinado em Bruxelas no dia 10 de Junho, entre as organizações europeias de partes interessadas chave na presença do Comissário do Ambiente, Janez Potočnik.

A FACE foi uma das organizações que assinou o acordo que visa resolver os conflitos que ocorrem entre os seres humanos e as crescentes populações de lobos (Canis lupus), ursos (Ursus arctos), linces (Lynx lynx) e glutões (Gulo gulo) na Europa.

Historicamente, estas espécies sofreram declínios dramáticos em números e distribuição, como consequência da atividade humana.

Devido ao aumento das suas presas e da legislação favorável nas últimas décadas, vimos uma resposta positiva, com a maioria das populações a estabilizar ou a aumentar novamente.

O resultado foi o retorno destas espécies para muitas áreas, onde estiveram ausentes durante décadas. Pelo menos uma destas espécies é encontrada atualmente em 21 países da UE.

No entanto, embora esta recuperação possa ser vista como um grande sucesso de conservação, resultou em controvérsia em algumas áreas, nomeadamente devido a ataques a rebanhos de gado.

Em resposta, a Comissão deu início a uma série de medidas para incentivar a cooperação entre os estados membros, incentivando o  diálogo entre as partes interessadas e promovendo melhores práticas nos métodos de gestão, uma vez que os conflitos precisam de ser resolvidos levando em consideração as necessidades das comunidades locais, aspectos económicos, bem como as tradições.

Os outros signatários do acordo são: CIC – The International Council for Game and Wildlife Conservation; COPA-COGECA – European Farmers and European Agri-cooperatives; ELO – European Landowners’ Organization; EUROPARC Federation; Joint representative of Finnish and Swedish reindeer herders; IUCN – The International Union for Conservation of Nature, European Union Representative Office; and WWF – World Wide Fund for Nature, European Policy Office.

Veja aqui o acordo assinado

ue_environment



Gostou deste Post?
Criação de Blogues e Sites em Wordpress | MisterWP