Confirmada ninhada de Lince com 4 cachorros



A fêmea de lince Lagunilla, que estabilizou numa zona de caça de Mértola, afinal tem 4 e não 3 crias, como inicialmente se pensou.
A notícia foi hoje dada pelo ICNF, em comunicado que se transcreve.
Mais um sinal de que a reintrodução do lince-ibérico e a sua convivência com as zonas de caça em Mértola, são um sucesso.

João Carvalho Anpc
Após cerca de 1 mês de seguimento fotográfico das crias de Lagunilla, fêmea de lince ibérico solta em Mértola em 2014, no âmbito do do Projeto “Recuperação da Distribuição Histórica do Lince Ibérico (Lynx pardinus) em Espanha e Portugal (LIFE+10/NAT/ES/000570 – Iberlince), foi possível constatar que a ninhada era composta por quatro exemplares e não por três como inicialmente se pensava. Pela primeira vez os animais surgiram todos juntos na mesma imagem, a cerca de 500 metros do local onde foram detetados anteriormente. Ninhadas de quatro exemplares não são muito comuns, nem a sobrevivência de todas as crias ao final do 3º mês de vida. Este facto e a boa condição física que aparentam as crias, são excelentes indicadores de condições favoráveis à estabilização de uma população futura de Lince do local escolhido para a reintrodução, nomeadamente disponibilidade de coelho bravo.
ICNF, 09 de junho de 2016
Foto: ICNF



Gostou deste Post?
Criação de Blogues e Sites em Wordpress | MisterWP