Esterilização para controlar javalis na Arrábida



O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) está a analisar a possibilidade de esterilização dos javalis da Arrábida para controlar o aumento da espécie na região, embora a população local duvide da eficácia da medida.

Fonte do ICNF disse à agência Lusa que a proposta de esterilização apresentada pelo partido Pessoas-Animais- Natureza (PAN), ainda sem custo estimado, pode vir a ser uma das medidas a incluir num plano de gestão de médio/longo prazo, em preparação com outras entidades, para controlar a população de javalis na Arrábida.

O plano de gestão para controlo da população de javalis, que pode vir a ser financiado por programas nacionais ou comunitários, tem estado a ser discutido no âmbito de um grupo de trabalho constituído pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Clube da Arrábida, Câmara Municipal de Setúbal, Universidade de Évora e Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR.

O aumento da população de javalis na Arrábida, com incursões frequentes às praias e zonas residenciais, preocupa a população local, atendendo aos prejuízos que tem provocado em quintas na zona de Azeitão, mas também por se tratar de uma animal que pode reagir com violência à presença humana.

Segundo o ICNF, “a segurança da população tem sido uma das principais prioridades” das entidades envolvidas no processo, em particular no Portinho da Arrábida e na Praia do Creiro.

Fonte: CM



Gostou deste Post?
Criação de Blogues e Sites em Wordpress | MisterWP