Há um urso-pardo a deambular por Montesinho

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas confirma presença de um animal dispersante desta espécie que se julgava extinta em Portugal. Foi avistado no Parque Natural de Montesinho, em Bragança, próximo da fronteira com Espanha.

As suspeitas de que o urso-pardo poderia estar de regresso a Portugal foram confirmadas esta quarta-feira pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). “No Parque Natural do Montesinho, no Concelho de Bragança e numa zona próxima da fronteira com Espanha, pelo menos um indivíduo dispersante da população do Norte de Espanha, muito provavelmente oriundo da subpopulação ocidental da Cordilheira Cantábrica, tem sido monitorizado”, confirma o ICNF em nota enviada ao Expresso. Esta autoridade está “a acompanhar neste território de fronteira a presença deste indivíduo”, em articulação com as entidades homólogas de Espanha.

De acordo com a autoridade nacional em conservação da natureza, os últimos registos que evidenciam a presença estável de Ursus arctus em território português datam de finais do século XIX. O último exemplar da espécie de que havia registo até agora fora abatido na serra do Gerês, em 1843.

Apesar de dado como extinto em território nacional, não desapareceu de Espanha e nas últimas duas décadas surgiram registos de que alguns machos jovens faziam incursões em Montesinho ou no Gerês, oriundos de populações estáveis existentes na Cordilheira Cantábrica. Em Espanha, existem populações deste grande predador nas Astúrias, na Cantábria e nos Pirinéus, graças a projetos de conservação.

No livro “Urso Pardo em Portugal – Crónica de uma extinção”, de Paulo Caetano e Miguel Brandão Pimenta, lançado em 2017, é contada a história do último urso em Portugal, que acabou abatido pela população no Gerês devido ao ancestral conflito entre homem e natureza e à consequente perda de habitat. Agora resta esperar que as populações saibam conviver com os novos vizinhos da floresta.

Fonte: Expresso

Criação de Blogues e Sites em Wordpress | MisterWP

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com