Milhares de pessoas gritaram “Viva o Mundo Rural” no Terreiro do Paço

Na passada sexta feira, milhares de pessoas juntaram-se no Terreiro do Paço, em Lisboa, para gritar bem alto “Viva o Mundo Rural”. Caçadores, agricultores, toureiros, forcados, apicultores, ganaderos, criadores, e todos aqueles que amam o mundo rural estiveram presentes, de norte a sul do país.

Efectivamente, a partir das 15h o Terreiro do Paço encheu-se de gente rural, apreciadora do campo e dos seus costumes, gente que não tem medo de sujar as mãos na terra, de viver em sítios onde ainda se pode respirar ar livre, gente que cuida e trata de animais, gente de espírito e mente livres.

O ambiente era caloroso, as pessoas estavam felizes porque, efectivamente, algo iria acontecer ali, àquela hora. Muitos foram os que vieram, de norte a sul do país, para mostrar que se “o campo não planta, a cidade não janta”, como se pôde ler num dos muitos cartazes que embelezavam aquele encontro.

Várias foram também as figuras políticas que se juntaram a esta concentração, nomeadamente André Ventura, do Partido CHEGA, Patrícia Fonseca, do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos e vários membros da Juventude Popular e Pedro do Carmo, do PS.

Além disso, é importante referir que apesar de esta ter sido uma organização individual, feita pelo André Grácio e o seu grupo, algumas OSC também se associaram e, quer queiramos que não, se queremos chegar a algum lado, temos de contar com elas e andarmos todos de “mãos dadas”.

Segundo a PSP, estavam cerca de 5000 pessoas. Mas essas 5000 pessoas são só uma pequena amostra de tudo aquilo que o mundo rural é e representa.

Igualmente de louvar a atitude de todos os presentes,  que deixaram o Terreiro do Paço ainda mais limpo do que quando chegaram, dando um verdadeiro exemplo de civismo.

Algumas fotos da concentração e noticias que saíram nos meios de comunicação social

https://www.cmjornal.pt/…/milhares-de-pessoas-manifestam-se…
https://www.rtp.pt/…/mundo-rural-protesta-em-lisboa_a1187457
https://rr.sapo.pt/…/mundo-rural-ocupa-lisb…/noticia/172724/
https://ionline.sapo.pt/art…/677865/na-defesa-do-mundo-rural
https://www.rtp.pt/…/p1467/e440482/entrevista-tarde-antena-1
https://www.jornaldeabrantes.pt/…/manifestacao-no-terreiro-…
https://24.sapo.pt/…/o-portugal-rural-nao-pode-ser-o-portug…

https://www.cultoro.es/actualidad/2019/11/24/miles-de-personas..

https://www.antenalivre.pt/noticias/mundo-rural-juntou-milhares…

A imagem pode conter: 12 pessoas, pessoas em pé, multidão, texto e ar livre

Miles de personas del mundo rural se echan a las calles de Lisboa reclamando respeto a la clase política

 

Criação de Blogues e Sites em Wordpress | MisterWP