Ourém – Conselho Cinegético define medidas de controlo dos javalis

O Conselho Cinegético Municipal reuniu-se na Câmara de Ourém para realizar o balanço de 2018 e elaborar o plano de atividades de 2019. Em cima da mesa esteve também a problemática do crescimento da população de saca-rabos e javalis e dos prejuízos por estes causados, nomeadamente na agricultura e acidentes de viação, definindo-se medidas para a sua prevenção e controlo das espécies.

Segundo informação municipal, “face a esta problemática e às constantes queixas de agricultores e caçadores, o Conselho Cinegético decidiu tomar algumas medidas, nomeadamente solicitar ao Município a colocação de sinalética nas estradas que avisem os condutores da presença dos referidos animais, precavendo os acidentes de viação, assim como a realização em setembro de 2019 de uma ação de sensibilização sobre o javali”.

A iniciativa, refere, terá como objetivo fazer uma “breve apresentação sobre esta espécie, bem como averiguar medidas que ajudem a controlar a sua propagação exponencial, que de acordo com os elementos do Conselho Cinegético tem sido a responsável pela destruição de vários campos de cultivo”.

O Conselho Cinegético decidiu promover ainda a realização de uma montaria que envolva todas as associações de caçadores e zonas de caça do concelho e que possa contribuir para a diminuição do número de javalis nas florestas do concelho.

Fonte: 

 

Criação de Blogues e Sites em Wordpress | MisterWP