Pointer Inglês



A origem desta raça não está de todo definida, mas muitas hipóteses apontam para que seja descendente do cão de caça Espanhol, que por sua vez estava aparentado com os cães de caça Franceses. Tanto os cães de caça Espanhóis como os Franceses eram inicialmente lentos e pesados. Mas ao começarem a utilizar-se as armas de caça, agricultores Ingleses modificaram o standard da raça para dar ao Pointer a sua morfologia e qualidades actuais. Estas mudanças foram obtidas cruzando-os com cães da raça Foxhound.

O Pointer é considerado por um importante número de caçadores como o cão de caça por excelência. E é que possui umas formas clássicas e umas incríveis aptidões para a mesma. É rápido e incansável, possui um olfacto bastante afinado, com que é capaz de sentir o mais leve odor de qualquer animal, em qualquer tipo de climas.

pointer inglespointer ingles2

Apresenta m tórax amplo e umas potentíssimas extremidades perfeitamente desenvolvidas. Os seus pés, de forma ovais, têm os dedos arqueados. A pelagem que recobre todo o cão é fino, curto e liso. As orelhas são posicionadas no alto. A sua cabeça é de amplitude média, em relação com o comprimento do focinho e possui o stop bem marcado.

Cauda de tamanho e comprimento médio, é grossa na base e pouco a pouco se vai estreitando até à ponta. O seu focinho côncavo termina ao nível do nariz com as fossas nasais abertas. O nariz é de cor escuro apesar de poder chegar a ser mais claro no caso de cães com a pelagem limão e branca.

Os seus olhos são vivos e expressam toda a bondade que o cão possui (que é muita). As cores habituais dos exemplares da raça são o limão e branco, o branco e laranja, a cor de fígado e branco, e o preto e branco.

pointer3 pointer ingles1

 



Gostou deste Post?

Speak Your Mind

*

Criação de Blogues e Sites em Wordpress | MisterWP