Os primeiros 100 lobos foram mortos na República de Sakha (Yakutia), sendo que esta campanha visa proteger as pessoas e os rebanhos de renas, tal como foi confirmado por autoridades ambientais.
A república descartou o uso de venenos, apesar das exigências de caçadores, em vez disso utilizam métodos tradicionais de caça, como armadilhas e armas.
Serão usados helicópteros para fotografar as alcateias de lobos e a sua densidade, sendo o objetivo é diminuir em 87,5% a população de lobos na maior região russa.
É provável que o número de lobos mortos seja maior, mas muitos caçadores permanecem em regiões de difícil acesso e 100 é o numero conhecido das autoridades. Funcionários de outra região da Sibéria, Transbaikal, pediram a Moscovo para suspender a proibição do uso de venenos para eliminar os lobos.
Nesta região, mais recentemente, um pastor teve de fugir e subir uma árvore para salvar a sua vida, isto depois dos lobos terem morto três carneiros do seu rebanho.
A caça nesta republica russa começou a 15 de Janeiro e hoje, mais de 80 brigadas estão no terreno para tentar abater 3.500 dos 4.000 lobos que se acredita estarem vivendo na república.
Mais de sessenta caçadores estão prontos para começar a caçar em breve, com recompensas para cada lobo morto e prémios para os caçadores mais produtivos.
Na região Transbaikal, estima-se que a população de lobos seja de 5.000 exemplares, o dobro do nível desejável, de acordo com o responsável pela caça na região, Alexander Purbuyev.
Os lobos tornaram-se uma ameaça crescente para os pastores de renas na região, mas as zonas mais afetados são os distritos de Tompon e Kobyaiskiy, que declarou o estado de emergência. Há também uma profunda preocupação com a ameaça de lobos no distrito Momskiy.
Recentemente o Vice-Ministro da Agricultura em Sakha, Ivan Pavlov, pediu para os caçadores se tornarem mais ativos, garantindo apoio financeiro, já que os ataques contra renas e cavalos são quase diários.
Mas, aparentemente, os caçadores estão esperando receber primeiro o dinheiro, antes de fazer qualquer coisa. O dinheiro pago por cada lobo morto em TransBalkay é de 10.000 rublos, cerca de 250 €.
Relatórios recentes indicam que em Yakutia será pago o dobro desse montante para cada lobo, sendo que no ano passado morreram 314 cavalos e 16.111 renas.