República de Sakha (Yakutia) lança campanha para proteger as renas dos lobos



Os primeiros 100 lobos foram mortos na República de Sakha (Yakutia), sendo que esta campanha visa proteger as pessoas e os rebanhos de renas, tal como foi confirmado por autoridades ambientais.

A república descartou o uso de venenos, apesar das exigências de caçadores, em vez disso utilizam métodos tradicionais de caça, como armadilhas e armas.

Serão usados helicópteros para fotografar as alcateias de lobos e a sua densidade, sendo o objetivo é diminuir em 87,5% a população de lobos na maior região russa.

É provável que o número de lobos mortos seja maior, mas muitos caçadores permanecem em regiões de difícil acesso e 100 é o numero conhecido das autoridades. Funcionários de outra região da Sibéria, Transbaikal, pediram a Moscovo para suspender a proibição do uso de venenos para eliminar os lobos.

Nesta região, mais recentemente, um pastor teve de fugir e subir uma árvore para salvar a sua vida, isto depois dos lobos terem morto três carneiros do seu rebanho.

A caça nesta republica russa começou a 15 de Janeiro e hoje, mais de 80 brigadas estão no terreno para tentar abater 3.500 dos 4.000 lobos que se acredita estarem vivendo na república.

Mais de sessenta caçadores estão prontos para começar a caçar em breve, com recompensas para cada lobo morto e prémios para os caçadores mais produtivos.

Na região Transbaikal, estima-se que a população de lobos seja de 5.000 exemplares, o dobro do nível desejável, de acordo com o responsável pela caça na região, Alexander Purbuyev.

Os lobos tornaram-se uma ameaça crescente para os pastores de renas na região, mas as zonas mais afetados são os distritos de Tompon e Kobyaiskiy, que declarou o estado de emergência. Há também uma profunda preocupação com a ameaça de lobos no distrito Momskiy.

Recentemente o Vice-Ministro da Agricultura em Sakha, Ivan Pavlov, pediu para os caçadores se tornarem mais ativos, garantindo apoio financeiro, já que os ataques contra renas e cavalos são quase diários.

Mas, aparentemente, os caçadores estão esperando receber primeiro o dinheiro, antes de fazer qualquer coisa. O dinheiro pago por cada lobo morto em TransBalkay é de 10.000 rublos, cerca de 250 €.

Relatórios recentes indicam que em Yakutia será pago o dobro desse montante para cada lobo, sendo que no ano passado morreram 314 cavalos e 16.111 renas.



Gostou deste Post?

Speak Your Mind

*

Criação de Blogues e Sites em Wordpress | MisterWP