Teckel



Os cães Teckel também são conhecidos como “Dachshund” ou “Cão Salsicha”. E para além de diversos nomes, esta raça também possui uma grande variedade de pelagens cores e de características que permitiram monopolizar um grupo sozinho.

O Teckel é um cão de caça cuja primeira informação que encontramos é na Idade Média. A raça Teckel de pêlo curto é a mais antiga da sua descendência e a sua origem provém do cruzamento das raças Sabujo de Jura, Pinscher e Terriers Alemães. Se a raça é antiga, o seu nome não é assim tanto. A utilização da palavra Teckel é mais recente e se pense que vem da palavra “Dackel” (“dachs” significa “escova” em Alemão). Daí também provém “Dachshund”, outra forma de conhecer esta raça.

Já no século XVII aparece uma variedade de Teckel de pêlo longo, resultado sem dúvida de cruzamentos entre a raça “Epagneul Alemão” e o “Spaniel Inglês”. E não é até ao século XIX que os Teckels de pêlo duro fazem o seu aparecimento procedente de cruzamentos entre a raça “Schnauzer”, a “Dandie Dinmont Terrier” e, inclusive o “Escocês”.

teckel2

O Cão Salsicha possui uma forte personalidade e necessita de uns donos energéticos, firmes, severos e com decididos, que saibam lidar com o seu carácter. Apesar de nem todos os Teckel tenham a mesma personalidade, dependerá do tipo que seja.

Das diferentes variedades de Dachshund, a raça mais carinhosa e, portanto, mais recomendada para a companhia é a de pêlo longo. Pelo contrário, o “Dackel” com um carácter mais forte em sem duvida o de pêlo curto. Se procuras um cão de casa, esse é o “Teckel de pelagem dura”.

Prestemos atenção à aparência do Teckel para nai cair em enganos. Apesar de não parecer é um cão activo e desportista, assim que é uma raça que necessitará de grandes passeios e de uma grande disciplina. E cuidado com isto, pois é uma raça que sem o exercício físico suficiente, tende a engordar.

teckelpic

O Teckel é uma raça de membros curtos, de compro longo apesar de compacto e musculado. Por isso, apesar da sua aparência poder enganar, é um cão muito vivo e ágil. A sua cabeça alongada vai estreitando-se regularmente até chegar ao nariz, apesar de este não chegar a ser pontiagudo.

As sobrancelhas são visíveis e as cartilagens do nariz são longas e estreitas. Os seus olhos são de um tamanho médio, oval e com uma distância razoável um do outro. Estes transmitem uma expressão viva e amistosa.

teckel1



Gostou deste Post?

Speak Your Mind

*

Criação de Blogues e Sites em Wordpress | MisterWP