Treino de cães de caça ao coelho



Caçar, perseguir e farejar são tendências naturais na maioria dos cães. Alguns, como os beagles, são criados especificamente para realçar seu entusiasmo por essas atividades.

A forma mais desejável de treinar um cão para caçar coelhos é que este comece desde tenra idade. Assim, este texto abordará como treinar um cachorro para ser caçador de coelhos, pois muitas vezes a genética que este transporta só por si não é sufuciente.

Se você tem um cão adulto, pode seguir estes mesmos passos, mas deve ter muito cuidado para que ele não maltrate os coelhos, a não ser que tenha uma reserva deles à mão.

Acima de tudo, à que ser paciente e perseverante, e pensar sempre que o cachorro reage melhor a estímulos positivos, pelo que deve elogiar o seu cachorro quando ele fizer algo certo. A repetição é a chave do sucesso.

caes_coelho

1 – Espere até o seu potencial cão de caça ter pelo menos três ou quatro meses de idade. Apresentar o cão a coelhos mais cedo do que isso pode assustar mais o cão do que o coelho.

2 – Estabeleça um ambiente aberto, seguro e cercado para seu cachorro praticar “correr” o coelho. Pouco menos de meio hectare deve bastar. Se você tiver um jardim ou quintal grande, isso pode ser suficiente.

3 – Deixe o cachorro ver o coelho (para sua segurança, segure o coelho pela pele da nuca). Ponha o coelho na frente do cão e solte-o. O coelho irá correr e o cão automaticamente irá persegui-lo. Deixe que persistam até que o coelho se canse e simplesmente pare de correr.

4 – Permita que o cão cheire bem o animal antes de devolver o coelho a sua gaiola. Se tiver mais do que um coelho, você pode deixar o segundo correr enquanto o primeiro descansa.

5 – Elogie muito o seu potencial cão de caça se ele começar a latir ao perseguir o coelho. Uma vez que ele comece a latir regularmente ao farejar, simule a mesma situação à noite para que ele tenha que rastrear somente pelo faro. Certifique-se de que ele viu o coelho antes de você soltá-lo, e deixe-o cheirar o coelho quando o tiver agarrado.

6 – Observe o seu cão atentamente para se certificar de que ele não vai ferir o coelho – ou ser ferido por ele – quando apanhá-lo.

7 – Deixe o seu cão correr com cães já a caçar. Ele irá copiar o comportamento deles. Uma vez que estiver a latir regularmente ao perseguir o coelho na companhia de outros cães, ele estará pronto para correr sozinho ou como membro de uma matilha.

caes_coelho1

Dicas & Advertências

♦ Se não tiver acesso a um coelho, você pode comprar aroma de coelho para auxiliar no treino.
♦ Nem todos os cães correm ou caçam coelhos juntos, então fique de olho em conflitos de personalidade e, se o seu cachorro não corre bem com os outros, tente juntá-lo com cães diferentes para ver se são mais compatíveis.



Gostou deste Post?

Speak Your Mind

*

Criação de Blogues e Sites em Wordpress | MisterWP

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com