A Winchester inova e revoluciona nos cartuchos de caça sem chumbo o futuro, seguramente. O BlindSide, assim se apelida o novo produto do gigante fabricante norte-americano, alia a tecnologia revolucionária hex steel shot pequenas peças de aço em forma cúbica!
Com a nova bucha cortada em forma de diamante e o resultado é a carga Winchester mais letal para as aves aquáticas.
Com uma carga 100% cúbica hexshot, obtém-se uma zona letal maior (25% superior à do tradicional cartucho carregado com granalha de chumbo e mesmo ao alternativo com esferas de aço), dentro do limite habitual de tiro (30/40 metros), portanto com mais peças de aço metidas no alvo, as quais provocam inúmeros canais traumáticos na ave,o que maximiza a transferência de energia e o poder de derrube.
Tiros letais, portanto, mesmo perante aves de grande porte, como os gansos, por exemplo, muito caçados nos Estados Unidos e Canadá.
Empilhamento alarga diâmetro letal
Graças ao empilhamento das novas peças em aço, há mais 15% de hexshot num Winchester quando comparado com um outro cartucho de aço normal (carregando com esferas de aço, entenda-se). Graças a esta densidade de empilhamento, o diâmetro da zona letal em torno da ave aumenta 25%.
Rápidos
A nova e revolucionária bucha diamante permite um melhor efeito da chocagem e efectiva uma melhor e mais uniforme distribuição da carga, a alta velocidade. Esta nova bucha, integra a tecnologia drylok, que protege a pólvora contra infiltrações de humidade (pormenor a ter em conta em munições destinadas à caça de aquáticas).
A nova zona de compressão entre a pólvora e a carga reduz a pressão e o efeito do recuo, mas aumenta a velocidade da granalha hex. Estas inovações permitem um carregamento com mais pólvora,embora a velocidade dos cartuchos esteja regulamentada por regras internacionais (a Europa obedece a critérios próprios).
Letais
A forma cúbica quem diria?! As novas peças hex shot provocam inúmeros canais traumáticos, os quais maximizam a transferência de energia e o poder de derrube e paragem, mesmo perante aves de grande envergadura e peso considerável, caso dos gansos, o mais paradigmático dos exemplos.
Teste de tiro
O staff da Browning, de Viana doCastelo, disponibilizou a A5 e umas caixas de cartuchos do Blind Side para comprovar, num teste de campo de tiro, em Fervença , nas instalações do campo de tiro local, algumas das propriedades do seu novo cartucho, usando cargas normais e outras magnum, de aço grosso.
Alvos de papel estrategicamente colocados comprovaram a presença da bucha, em forma de diamante e mais voadora, vários metros após o disparo, o que significa uma dispersão mais tardia da carga e daí uma zona de impacto (e letal) mais abrangente (maior diâmetro, entenda-se) na distância tida como ideal (e até superiores) para um cartucho de caça.
As chumbadas conseguidas dispensam mais comentários.Nestes casos, o ideal é o caçado rmeter mãos à obra, ou seja, fazer ele próprio o teste.
Resta referir que os Blind Side estão à venda desde Abril 2013.