Zâmbia levanta proibição da caça



O governo zambiano anunciou através do Ministro do Turismo e Artes, Jean Kapata, que a proibição da caça, que foi promulgada em Janeiro de 2013, foi levantada, que recorde-se havia sido imposta após denúncias de corrupção na concessão de licenças de caça para safari.

O levantamento da proibição é uma resposta à tentativa de diversificação da economia daquele país, visto que o  o cobre monopoliza actualmente dois terços dos seus rendimentos e o governo espera que a reintrodução da caça regulamentada em todo o país irá estimular a sua economia e estimular a conservação da vida selvagem, uma vez que a proibição imposta em 2013 causou sérias dificuldades financeiras para a Zâmbia Wildlife Authority (ZAWA).

Com o levantamento da proibição, várias medidas foram postas em prática, incluindo a descentralização do sistema de caça, proibição da caça de dois km para além do limite dos parques nacionais e envolvimento das comunidades locais na monitorização da caça.

No entanto, o governo ainda não levantou a proibição da caça de grandes felinos, como leões e leopardos, até que as populações destes não estejam devidamente contabilizadas.

Estima-se que a população de grandes felinos na Zâmbia esteja entre 3400 a 3500 efetivos.



Gostou deste Post?

Speak Your Mind

*

Criação de Blogues e Sites em Wordpress | MisterWP