2ª Jornada Técnica no âmbito do programa “A Conservação da Natureza Aliada à Gestão Cinegética” – Alfândega da Fé – 18-3-2017



A Palombar e o Grupo Nordeste, em parceria com o Município de Alfândega da Fé, promovem a 2ª Jornada Técnica no âmbito do programa “A Conservação da Natureza Aliada à Gestão Cinegética”, desta vez dedicada ao tema “Conservação e Gestão Cinegética do Corço (Capreolus capreolus): Perspectivas, Oportunidades e Desafios”, que terá lugar no próximo dia 18 de Março na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, em Alfândega da Fé.

A contribuição do corço para a Biodiversidade reflecte por si só a sua importância, o que constitui razão suficiente para a sua gestão. Não obstante, a fauna cinegética tem uma importância indiscutível quer do ponto de vista biológico, quer económico pelo que é necessário manter uma população de cervídeos em equilíbrio com o meio natural e incentivar uma actividade cinegética responsável. Posto isto, há que ter em conta uma vertente técnico-científica que tem vindo a ocupar um lugar de maior destaque: a gestão cinegética.

As Jornadas contam com um painel de oradores/investigadores de excelência e que vão contribuir com a sua experiência para o debate sobre a importância da organização do sector e das estratégias para a gestão sustentável do corço e do seu ecossistema.

É preponderante e fundamental actuar na conservação e gestão do seu habitat de forma adequada e fundamentada, pois, para além do fomento do corço com objectivo económico e cinegético, deve-se salientar o seu papel vital na conservação, uma vez que é presa natural de espécies protegidas como o lobo (Canis lupus signatus) ou o lince-ibérico (Lynx pardinus), espécies emblemáticas cuja coexistência com o Homem é a garantia de uma sociedade civilizada.

 



Gostou deste Post?
Criação de Blogues e Sites em Wordpress | MisterWP